terça-feira, 19 de agosto de 2008

Como encarar as crises da vida

Porque um homem bom sofre? Esta pergunta tem desafiado as mentes mais inteligentes e os corações mais piedosos. O sofrimento é algo que infelizmente alcança tanto bons, quanto maus.
Dificilmente poderemos responder à questão do sofrimento do justo. Na realidade, este não é o nosso propósito aqui. É preciso registrar algo, no entanto: os cristãos tem crises pessoais, e muitas vezes crises violentas. O próprio Jó viveu esse drama, o profeta Habacuque também entrou em profunda crise espiritual e existencial, porque via a injustiça do impio prosperar e o homem bom ser oprimido. No salmo 73 , Asafe, preocupou-se com o mesmo problema, chegou inclusive a pensar em abonandonar Deus.

O apostolo Tiago vai em sua carta nos mostrar a outra face do cristianismo, não o cristianismo teológico, cristólogico e escatológico, mas o cristianismo ético que nos alicerça para uma vida cheia de curvas sinuosas e que muitas vezes faz com que nós perdamos nossas forças .

Como ser um cristão em meio as crises? Tiago de uma maneira maravilhosa nos traz luz a um tema não muito popular nesses dias. Pois a enfase de grande parte das denominações é: Siga a Jesus e seus problemas se acabarão. Certa vez passando de onibus por um bairro de nossa região, vi um igreja com uma placa dizendo: Igreja Pentecostal Deus resolve Tudo!

Que evangelho é esse que não ensina as pessoas a vencer as crises da vida, a lutar em Cristo pela fé. Tiago é catégorico naquilo que diz respeito as crises humanas, no capitulo primeiro verso 2-3 diz; "que devemos ter por motivo de toda alegria o passardes por várias provações" . A proposta do autor canonico é preparar uma igreja madura e integra para enfrentar as várias provações da vida. E não de uma maneira triunfalista gerando uma pregação falsa em nossas igrejas. é mui verdade que também os cristãos passam por crises, enfermidades e tragedias. No obstante devemos tomar o conselho de tiago. Que é a alegria!

Isaltino Gomes em seu livro Tiago nosso Contemporâneo diz ; " A aprovação da vossa fé produz a perseverança". Na biblia linguagem de Hoje traduz o versiculo assim: "quando sua fé vence essas provações, ela produz perseverança".

O termo grego para perseverança significa; aquela virtude que faz avançar, mesmo sob pressão e golpes. Portanto as dificuldades vencidas nos faz triunfar em Cristo para uma maturidade na qual Tiago chama de perfeição. e supera-las é um símbolo da verdadeira santidade cristã.

Entretanto a atualidade nos faz andar na contra mão desse estilo determinista e "vitorioso" desses super pastores e apostolos que fazem acontecer , mexendo com uma teologia terrena e triunfal.

Fica este apelo a todos os leitores, será que a igreja brasileira é uma igreja madura e integra, provada e aprovada? que você possa responder essa pergunta refletindo na vida de Jesus que é identificado como servo sofredor no livro do profeta Isaias.

Nenhum comentário: