sábado, 4 de outubro de 2008

A Oração sacerdotal

Mateus 6:9-15

1.Pai nosso

O conceito de Pai sumariza a fé crista:
a.Marca uma relação com o mundo espiritual:
Um dos grandes alívios que o cristianismo traz a mente é a certeza que existe apenas um Deus. Hoje ainda se acredita em hordas de deuses,
b.Marca uma relação com o mundo visível:
c.Se Deus é Pai, isso sela nosso relacionamento com os homens:
d.Se Deus é Pai, isso sela nosso relacionamento com nós mesmos:
e.Se nós acreditamos que Deus é Pai, isso sela nosso relacionamento com Deus:

2.que estás nos céus

Deus não é apenas nosso Pai, Ele é o nosso Pai que está nos céus. Notemos 2 grandes verdades:
a.Nos lembra da Sua Santidade:O amor de Deus não é negociável, e não pode ser sentimentalizado com a idéia de que e será uma desculpa para uma fácil religião.
Ele é nosso Pai que está nos céus. O amor está lá e a santidade também.
Lembre-se de que devemos nos apresentar diante de Deus com reverência e adoração.
b.Nos lembra do Seu Poder: Nós podemos amar uma pessoa intensamente mas podemos ainda viver a frustração de não podermos ajudá-la, porque somos impotentes. Mas quando falamos “Pai nosso que estás nos céus” colocamos duas coisas lado a lado: o amor de Deus e o Seu poder. Nós estamos dizendo que o poder de Deus é motivado pelo Seu amor, e sendo assim, Seus planos não podem ser frustrados ou derrotados.

3.santificado seja o teu nome

Nesse caso santificado foi traduzido do verbo grego: hagiazesthai, que significa tratar uma pessoa ou uma coisa como hagios. Hagios é a palavra que usualmente se traduz como santo, mas o sentido básico é separado, diferente. Um sacerdote é hagios porque ele é separado dos outros homem. Então, quando dizemos, santificado seja o teu nome, dizemos: que o Teu nome seja tratado diferentemente dos outros nomes, seja dado ao nome de Deus a posição que é absolutamente única.
Mas, o nome para os hebreus não significa apenas o nome que a pessoa é chamada. O nome reflete sua personalidade, natureza e carácter. Quando temos o salmista diz: “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desampara os que te buscam” (Salmos 9:10), significa que aqueles que sabem como Deus é, aqueles que conhecem Sua natureza e caráter, irão colocar sua confiança nEle.
“Permita-nos dar ao Seu nome o único lugar que Sua natureza e caráter merecem e requerem.”

Existe alguma palavra que possa dar a Deus o lugar o qual Sua natureza e caráter requerem? Sim, existe, REVERÊNCIA. Para reverenciar a Deus nós precisamos:
a.acreditar que Deus existe;
b.devemos saber quem é Deus, não devemos reverenciá-lO somente porque Ele existe, mas também pela Sua justiça, o Seu amor, a Sua santidade.
c.precisa se convencer de que Deus é santo. Mas não só isso, nós devemos os lembrar de Deus em TODOS os instantes, lembrar que Deus está em TODOS os lugares.
d.E a todas essas coisas devem ser adicionadas a obediência e submissão à Deus. Reverência é conhecimento mais submissão.

4.venha o teu reino;

faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.
Reino de Deus > mensagem central de Jesus. Existem três formas de Jesus falar do Reino de Deus:
a.existindo no passado: Lucas 13:28, Mateus 8:11
b.no presente: Lucas 17:21
c.no futuro: Mateus 6:10
Como o reino de Deus pode estar no passado, presente e futuro ao mesmo tempo?
Segunda parte diz: assim na terra como no céu. Se lermos tudo junto temos a perfeita definição do Reino de Deus: é uma sociedade na terra onde a vontade de Deus é perfeitamente cumprida como no Céu. Ou seja, se existiu um homem que cumpriu a vontade de Deus perfeitamente, era um com o Reino. Entretanto, a consumação do Reino, ainda está por vir no futuro e por isso oramos.
Estar no Reino significa obedecer a vontade de Deus.
faça-se a tua vontade: um homem pode dizer isso por
a.Resignação: não que ele queira, mas não tem como mudar isso.
b.Reseentemento: o homem pode sentir que Deus é seu inimigo, mas como Deus é mais forte, ele aceita.
c.Em perfeito amor e confiança não importando o que seja a vontade de Deus, porque o cristão tem certeza de duas coisas:
i.Sabedoria de Deus: quando precisamos concertar alguma coisa na casa, geralmente consultamos um engenheiro, e ele diz muitas coisas, e geralmente respondemos: faça o que você achar que é melhor, você é o especialista. Deus é o especialista sobre vida.
ii.Amor de Deus. Romanos 8:32.

5.o pão nosso de cada dia dá-nos hoje

Vamos falar sobre o pão
a.O pão tem sido identificado como a comida espiritual: a palavra de Deus;
b.O pão pode ser identificado como o alimento físico;
c.Jesus se chamou de o “pão da vida” João 6:55, ou seja, nós devemos nos alimentar dEle;
d.Senso Judeu: participar do reino de Deus: Lucas 14:15
“Dei-nos o que nós precisamos para esse dia, tanto espiritualmente e fisicamente”
Quando fazemos esse pedido, tem algumas verdades que devemos observar:
a.Nos diz que Deus tem cuidado de nosso corpo: Jesus gastou muito tempo curando nossas doenças e satisfazendo nossa fome. Qualquer ensinamento que maltrate o corpo está errado. Não é simplesmente salvamento da alma, e sim de todo o ser, é a salvação do corpo, da mente e do espírito.
b.Nos diz que devemos nos preocupar apenas com um dia de cada vez, não com o futuro distante. Podemos nos lembrar da história do maná: Êxodo 16:1-21. Confie o seu dia de amanhã a Deus.
c.Implica que Deus seja posto em seu devido lugar: nós admitimos que recebemos de Deus o necessário para vivermos, ninguém pode dar vida, somente Deus.
d.Essa petição nos lembra de como a oração funciona: se um homem orar isso e ficar sentado esperando que um pão caia no seu colo, ele vai morrer de fome. Devemos lembrar que oração e trabalho andam lado a lado. Deus faz a semente crescer, mas quem cultiva é o homem.
e.Jesus não não ensinou: dei-me o pão de cada dia... e sim dei-NOS. As pessoas passam fome não porque não existe comida no mundo, mas porque ela não é distribuída. A oração nos ensina a nunca sermos egoístas com o que temos. Não é uma oração apenas para receber o nosso pão diário, e também para dividir o nosso pão.

6.perdoa-nos as nossas dívidas,assim como nós temos perdoados os nossos devedores;

Antes de um homem orar essa parte, ele precisa perceber que ele precisa disso. Antes dele orar, precisa saber o que significa pecado. O NT usa 5 palavras para pecado:
a.A palavra comum para pecado é Harmatia. Harmatia era usado quando um soldado atirava e errava o alvo. Então, pecado é falhar em ser o que podíamos ter sido. Somos tão filhos como poderíamos ter sido, somos tão amigos como poderíamos ter sido?
b.A secunda é Parabasis. Significa stepping across, passando através. Ou seja, cruzar a linha entre o certo e errado. Sempre estamos no lado certo da linha? Somos sempre honestos? Não distorcemos a verdade, mesmo que seja com nosso silêncio?
c.A terceira palavra é Paraptoma, que significa slipping across, escorregando através. É o tipo de escorregar que um carro tem quando anda numa rua congelada. Significa o pecado quando perdemos o controle de nós mesmos, aquela raiva que momentaneamente toma conta da nossa mente, ou o ciúmes... quando o pecado entra nos momentos que estamos
d.A quarta palavra é Anomia, que significa sem lei. Anomia é o pecado que o homem que conhece o certo e faz o errado, do homem que conhece a lei e quebra a lei. O primeiro de tudo é que o instinto humano é o instinto do que nós gostamos, nós sempre desejamos o que é proibido.
e.A última palavra é Pheilema, que significa dívida. É falhar em pagar o que é devido, falha no dever.
perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós temos perdoados os nossos devedores; (...)
Porque, se perdoares aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;
Se, porém, não perdoardes os homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
“Senhor, perdoe-me tanto que eu perdôo os meus devedores”. Se tivermos a postura de não perdoar nossos devedores e orarmos desse jeito, estamos praticamente pedindo para não sermos perdoados.
Para termos o perdão cristão em nossos corações são necessários três coisas:
a.Precisamos aprender a entender: existe sempre um motivo para alguma pessoa fazer alguma coisa. Se ele está aborrecido e mau morado, talvez ele esteja preocupado e em dor. Se ele foi descortês, talvez ele não tenha entendido o que você disse.... Se tentarmos entender os outros, o perdão será muito mais fácil.
b.Precisamos aprender a esquecer: quando dizemos: eu perdôo mas não esqueço, isso é perigoso.
c.Precisamos aprender a amar: Amor, ágape, é benevolência total, boa-vontade, que sempre procura o bem estar dos outros ao redor. E esse amor não podemos ter a menos que convidamos Ele para morar em nossos corações.

7.e não nos deixa cair em tentação; mas livra-nos do mal.

Antes de entendermos o pedido, vamos olhar algumas coisinhas.
a. Tentar é sempre algo ruim nos ouvido humanos, sempre significa procurar seduzir pelo mal. Mas no Novo Testamento podemos ver tentar como provar a lealdade e força de um homem. Em Gênesis 22:1, Deus tentou Abraão. Com certeza Deus não queria seduzir Abraão para o mal. Mas Deus submeteu Abraão a um teste de resistência e fidelidade.

Aqui existe uma grande verdade sobre a tentação: ela não é feita para nos fazer cair, é designada para nos fazer mais forte e melhores.
b.Mas também é verdade que sem dúvida existe um poder opositor a Deus no mundo. Na Bíblia não se diz a origem do mal. Mas ele existe.

A vida está sobre ataque pela tentação. Mas o inimigo não pode lançar um ataque sem achar uma brecha. De onde nossa tentação vem?
a.Algumas vezes somos atacados por coisas que vem de fora: Tem companhias que nos levam a ser tentados, porque fazem coisas e nos colocam em situações que abrem brechas para isso.
b.Algumas vezes somos atacados por pessoas que nós amamos: e esse é o pior tipo de tentação que podemos enfrentar. São sugestões e coisas que acontecem que vem de pessoas que nós temos absoluta certeza de que não nos quer mal. (Mateus 10:36)
c.Algumas vezes queremos apenas nos misturar, não queremos se santos, queremos ser aventureiros...
d.Algumas vezes somos tentados por nós mesmos. Nós temos um ponto fraco, que é diferente para cada um. Nós devemos conhecer esse ponto e vigiá-lo.
e.Algumas vezes somos tentados no nosso lado mais forte. Não seja orgulhoso, quando você diz: isso eu nunca farei, e descuida, você é tentado.

Nenhum comentário: