sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Líderes precisam tirar toalha e bacia do armário

De todas as funções que precisam ser resgatadas na Igreja, a de servo é a principal e mais urgente. Esta é a convicção do pastor Lázaro Aguiar Valvassoura, Superintendente da Igreja do Nazareno no Brasil e pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas.

Aguiar, como é conhecido, falou no último dia 15 de agosto, durante café de pastores realizado na Igreja Evangélica de Campinas. Durante a palavra, os cerca de 80 pastores presentes inclinavam suas cabeças à frente, em aprovação à palavra ouvida.

— A liderança brasileira precisa restaurar o ministério de servo — disse Aguiar. ´Estamos vivendo hoje uma situação inusitada. Ser pastor hoje é pouco. No mínimo, as pessoas querem ser vice-Deus.

Querem ser chamadas de bispos, de apóstololos. Há até irmãs que ferem a língua-mãe e se auto-denominem bispa, uma palavra que sequer existe no dicionário. O feminimo de bispo é episcopisa.

Está na hora dos homens de Deus do Brasil tirarem a toalha e a bacia do armário, pregou Aguiar. Se Jesus fez, também devemos fazer.

Aguiar relembra: Depois de pregar uma mensagem gloriosa, Jesus se fecha em uma sala. Os discípulos estão, pensando que coisa incrível Jesus faria naquela hora, afinal tinha acabado de ressuscitar um homem, Lázaro, e entrara festivamente em Jerusalém.

Jesus saiu e voltou com uma toalha nas mãos e uma bacia com água. É a primeira vez que Deus se ajoelha aos pés do homem. É impossível lavar os pés de alguém sem se ajoelhar. E olha que Judas também estava lá. Jesus também lavou os pés de Judas.

Jesus começou pelos pés. E, infelizmente, o que vemos hoje, é uma multidão de líderes querendo fazer a cabeça de seus liderados, da igreja. Se você quiser fazer a cabeça de alguém, comece lavando seus pés. As ferramentas de um líder cristão são a bacia e a toalha. Ferramentas de um servo, de um escravo por amor. E aqueles homens serviam a Deus e às pessoas. Não serviam a denominações, a instituições.

Não serviam a si mesmos. Precisamos voltar às nossas bases, ao serviço. Aguiar Valvassoura conta que desde o ano passado uma enfermidade o levou a fazer uma revisão produnda do seu ministério. Enquanto estava sendo curado, foi levado a uma intimidade com Deus e a rever valores.

O principal, que tem mudado sua vida é uma verdade simples, mas que por não ser aplicada, atrapalha a muitos líderes. ‘A Igreja não é nossa, é do Senhor’. O Senhor diz que sobre a revelação de que Ele é o Filho do Deus vivo edificaria a Sua igreja. Precisamos servir mais e deixar que o próprio Deus governe a Sua casa, concluiu o pastor.

Sabe qual é a senha para entrarmos na glória de Deus? Ouvir esta palavra do Todo Poderos”: ‘Bom está, servo bom e fiel’. Você é o líder de uma igreja de 100 mil membros? Seja servo e fiel nisto. É líder de uma igreja de 40 pessoas? Seja servo e fiel nisto. Ambas não pertencem a ninguém.Todas são propriedade exclusiva de Deus.

Nenhum comentário: